As imagens transmitem a mim que a
relação professor - aluno deve ser uma relação dialógica pautada em
interações nas quais o professor torna-se um mediador, estimulando a
participação do aluno de modo a fazer com que a partir dessa
participação o conhecimento seja construído e consolidado.
Quanto
a proporção de imagens que ressaltam uma cena tradicional em que o
professor transmite informações penso que não podem ser contabilizadas,
visto que a transmissão de informações não mede-se a partir da
simples imagem, mas sim do acompanhamento de um trabalho cotidiano, da
análise das interações e dos discursos que pairam sobre o ambiente
educativo, o que de fato não podemos vislumbrar nem medir por meio de
uma foto.
Da
mesma forma as imagens não revelam esse sujeito passivo, pois assim
como descrito na situação do professor, só podemos de fato perceber
essa "pacividade" tendo contato com esse meio, estudando-o, vendo como
as relações acontecem nesse ambiente.
A
grande maioria das pesquisas apontam que o professor ocupa de fato o
maior tempo no turno do discurso em sala de aula, bem como ressaltam o
aluno como um agente passivo, isso deve sim mudar, pois como afirma
Paulo Freire"não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra,
no trabalho, na ação-reflexão" porém as imagens por si só não nos permitem julgar ou não
tal questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário